Colégio Augusto Maia logotipo horizontal

Instagram

Siga-nos

Colégio Augusto Maia

PLANO DE PREVENÇÃO CONTRA COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Papel foto criado por freepik – br.freepik.com

COMUNICADO OFICIAL DO COLÉGIO AUGUSTO MAIA

Em decorrência de pandemia causada pelo vírus Covid-19, o Colégio Augusto Maia está adequando suas atividades. Com objetivo de melhor atender seus alunos e familiares, além de contribuir com as recomendações de autoridades, está oferecendo tanto o ensino presencial como a Educação a Distância.

Inicialmente, o Colégio manterá suas atividades presenciais regulares, de modo que os alunos poderão frequentar a escola normalmente, porém mesmo que haja necessidade de suspensão total de aulas presenciais, os alunos do Colégio Augusto Maia não serão prejudicados, vez que a legislação prevê a possibilidade de exercícios domiciliares e que possuímos ferramentas capazes de suprir remotamente às necessidades que o momento impõe, o que faremos através dos meios digitais, aos quais estamos adequados. 

Deste modo, a partir de 16 de março de 2020, abriremos atendimento de Educação a Distância, utilizando nossas plataformas digitais, a saber: Portal do Aluno e Google for Education, nos quais todas as turmas terão acesso ao conteúdo pedagógico, a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à Internet, evitando que o calendário acadêmico fique comprometido com atrasos ou perdas. 

Neste primeiro momento, fica a critério das famílias optar por qualquer das formas de atendimento, à exceção de alunos que apresentem sintomas de gripe, aos quais solicitamos que comuniquem imediatamente ao Colégio e que permaneçam em suas casas

Faz-se necessário esclarecer que até o momento não há registro de suspeita de pacientes de Covid-19 que tenham frequentado o colégio e, portanto, tais medidas serão tomadas em caráter preventivo. Também solicitamos a compreensão de todos, com relação a eventuais mudanças que possam, inclusive, acarretar na suspensão total de aulas presenciais, caso se faça necessário. 

Orientamos, ainda, que os Senhores Responsáveis não deixem os alunos sob supervisão dos avós, uma vez que idosos representam o grupo de maior risco. 

Plano de Prevenção e Orientações Gerais Sobre Coronavírus

O Colégio Augusto Maia tem compromisso com a educação de qualidade e está se adaptando para contribuir também com saúde de seus alunos e familiares, colaboradores e da sociedade, em geral, neste momento delicado. Nossa equipe acompanha diariamente a evolução da Pandemia e segue as recomendações de autoridades de saúde. Dividimos com você, agora, algumas informações de utilidade pública. 

Informações importantes sobre o Coronavírus: De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil apresenta, até o fechamento deste comunicado, 128 casos confirmados de pacientes de Covid-19, sendo 65 em São Paulo. É fundamental manter a calma e se manter atualizado sobre a doença, com informações de portais oficiais. 

Principais sintomas da Covid-19: Os sinais e sintomas respiratórios são semelhantes aos de um resfriado, tais como febre, tosse e dificuldade para respirar, podendo ocorrer infecção do trato respiratório inferior (pneumonias, por exemplo). 

Lavar as mãos da forma correta e com frequência é fundamental para a prevenção.

Como prevenir? Lave as mãos frequentemente, com água e sabão, por no mínimo 20 segundos. Lave as palmas e o dorso da mão, entre os dedos, os polegares e debaixo das unhas, e estenda até o antebraço. Se não houver água e sabão, utilize um desinfetante à base de álcool. 

Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evite contato próximo com pessoas doentes e procure não cumprimentar com apertos de mãos, beijos no rosto ou abraços, mesmo que não apresentem sintomas. 

Fique em casa quando estiver doente. Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com um lenço de papel. Em seguida, descarte no lixo. Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados, com freqüência. 

Fique calmo e previna-se! Estatísticas apontam que jovens com boa imunidade têm poucas chances de adquirir Covid-19 e baixo índice de mortalidade. Siga as instruções de como se prevenir e cuide-se o máximo possível. A seguir, uma breve receita, que foi amplamente disseminada por veículos especializados, no combate a outras epidemias virais, como a Dengue e a H1N1, de um suco saboroso e fácil de fazer, para ajudar a aumentar a imunidade. 

Suco Pró-Imunidade: Você vai precisar de um inhame, uma maçã e um limão. Lave bem todos os alimentos. Descasque o inhame e corte-o em pedaços. Corte também a maçã e, depois, esprema o suco do limão. Bata tudo no liquidificador e sirva. O suco pode ser ingerido várias vezes ao dia. 

Canais para informações: Para se manter atualizado e garantir que se tratam de informações verdadeiras, confira os portais oficiais da Anvisa, do Ministério da Saúde e Plataforma IVIS.

Sobre as medidas tomadas pelo Colégio Augusto Maia: Estamos preparados para adaptar nosso atendimento ao digital. Por meio de nossas plataformas, as aulas poderão acontecer normalmente, o que representa a possibilidade de estarmos mais protegidos. Então, vamos a algumas orientações: 

Sobre a Educação à Distância que o momento pede: Com a tecnologia a nosso favor, nosso modelo de trabalho digital permite que nossos alunos possam ter aula de qualquer lugar – ou seja, de forma remota. Portanto, vamos nos preparar para evitar o deslocamento de nossos alunos e colaboradores de forma gradativa. Neste momento, nosso atendimento seguirá tanto pelo meio digital como pelo meio físico, porém poderemos ter atualizações diárias, conforme a evolução do tema. 

A partir de segunda-feira, 16/03/2020, as aulas poderão ser realizada remotamente, se for do desejo dos alunos e familiares. Alinhe as informações com seus professores. 

Se tiver quaisquer sintomas gripais e/ou doenças respiratórias, principalmente se voltou de viagem há pouco tempo ou teve contato com pessoas com suspeita da doença, notifique o Colégio Augusto Maia imediatamente, até que o quadro seja estabilizado. Vamos manter um controle, para o caso de ser necessário informar as autoridades de saúde. 

Evite eventos e situações com aglomerações de pessoas e somente procure os serviços de saúde caso tenha os sintomas do vírus. É fundamental deixar que apenas aqueles pacientes mais agudos tenham espaço na rede de atendimento de saúde, especialmente em hospitais. 

Garanta que tenha todas as condições necessárias para estudar remotamente, tais como acesso a um computador, tablet ou smartphone com Internet, logins e senhas, telefones, e-mails e outros necessários para desempenhar seus estudos. Caso não possua algum desses recursos, procure a Secretaria do Colégio Augusto Maia. 

Caso opte pelas aulas à distância, os procedimentos de apontamento de presença permanecem inalterados. As rotinas de aulas devem ser mantidas com as ferramentas das plataformas. Podemos fazer uso de apps como o Hangouts, para exibição de conteúdo ao vivo. Utilizaremos todos os recursos a fim de diminuir o impacto na educação e contribuir com a redução da curva de contaminação da Covid-19. Ficou com alguma dúvida? Pode falar com seus professores, por telefone, e-mail ou presencialmente, ou com o time Administrativo, inclusive pelo e-mail secretaria@colegioaugustomaia.com.Continuaremos acompanhando o tema atentamente e voltaremos com mais informações e/ou novas medidas preventivas, caso seja necessário. Todas as informações serão atualizadas no Portal do Aluno e nas redes sociais do Colégio Augusto Maia. Mantenha-se atualizado.

Organograma de Como o Coranavírus é Identificado 

Palavra do Sr. Diretor 

Conquanto o vírus não é um ser vivo, mas basicamente uma cápsula de proteína que envolve uma molécula de DNA ou de RNA. E ainda que apresente um comportamento semelhante a de um de um ser vivo, pois se multiplica (se reproduz), mas isto só ocorre enquanto ele parasita uma célula viva, ou seja, não se multiplica em células mortas. Portanto, não é possível matar um ser que não tem vida. Ele se comporta como se fosse um ser vivo, mas não é um ser vivo

Ainda sabe-se pouco a respeito dos vírus. Sabe-se que é possível cristalizá-los (deixá-los como mortos), com o uso de analgésicos. Ninguém pode garantir por quanto tempo ele ficará cristalizado ou sofrerá alguma mutação. As mutações ocorrem ao acaso e não sabemos se a próxima mutação será benéfica ou maléfica (particularmente, porém, tenho esperança na Engenharia Genética). 

Penso que a nossa principal arma contra qualquer virose está na força e no desempenho de nosso sistema imunológico. Havemos de nos alimentar adequadamente para favorecer o nosso sistema imunológico, não fumar, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, ter peso adequado, dormir de sete a oito horas por noite, evitar estresse, álcool e qualquer tipo de droga. 

Nota importante: quando se diz que o vírus só vive numa célula viva, temos a tendência de pensar que só o nosso corpo possui células vivas, porém ele caminha com cerca de 100 trilhões de bactérias, que são seres vivos unicelulares, que também podem abrigar, em si, inúmeros vírus, de diversas naturezas. Imaginem além do nosso corpo, a quantidade de bactérias que pode existir. 

Por essas razões, vamos trabalhar na prevenção. Sejamos rígidos com relação à higiene; Procuremos proporcionar ao corpo nutrientes, descanso e exercícios. E não se esqueça de que estamos juntos neste momento delicado, sempre à disposição para esclarecer dúvidas, contribuir com a prevenção e dar suporte à esta enorme Família. 

Cordialmente, 
Claudio D. Leal Maia,
Diretor e Professor de Biologia.

Post a Comment